Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

WEB 3.0: Google quer trazer resultados de pesquisas que você nem pensou em fazer


Google quer trazer resultados de pesquisas que você nem pensou em fazer

Imagine a seguinte cena: chegou a hora do almoço e você está fora de casa, precisando de um restaurante. Para não andar à toa, saca seu smartphone para fazer uma busca de estabelecimentos próximos e, para a sua surpresa, o Google já trouxe todos os resultados antes mesmo que você pensasse em acessá-lo. Feitiçaria, dominação mundial ou simplesmente tecnologia?

Pode parecer algo bem absurdo e um prato cheio para os amantes de teorias da conspiração, mas o maior buscador do planeta está realmente trabalhando em um método de apresentar respostas para perguntas ainda não feitas. Porém como isso está sendo feito?

O desenvolvimento dessa tecnologia ainda está em sua etapa inicial, tanto que a empresa reuniu um grupo de voluntários para testar algumas dessas ferramentas a fim de pesquisar comportamentos e possíveis formas de antecipá-los com a ajuda da tecnologia para facilitar a vida do usuário. Ao mesmo tempo em que a ideia parece ser incrivelmente assustadora, ela também se mostra extremamente útil.

De acordo com o chefe da equipe responsável por esses estudos, Jon Wiley, a proposta é identificar as “necessidades escondidas” de cada pessoa a partir daquilo que ela faz tanto no ambiente online quanto fora dele para otimizar não somente o resultado das buscas, mas também o momento em que isso vai ser apresentado e sem que o indivíduo tenha de perder tempo digitando.


Monitoramento total


É claro que tal conveniência não viria sem um preço. Para que essas tais necessidades sejam identificadas e mapeadas, é preciso que a Google colete muitas informações sobre você — e aí é que está o principal problema da novidade. Segundo Wiley, não é preciso muita coisa para traçar esse pequeno perfil, já que basta um único dispositivo móvel para mapear algumas tendências.

Google quer trazer resultados de pesquisas que você nem pensou em fazer
(Fonte da imagem: Reprodução/CalWatchdog)

No caso de um smartphone, o próprio GPS e os demais sensores pré-instalados servem para a coleta de dados. No exemplo citado, o serviço de geolocalização não vai apenas mostrar o bairro onde você está, mas catalogar todos os restaurantes que você visitou nos últimos meses para saber que tipo de comida você gosta para, então, trazer sugestões relevantes para você. O problema é que, para isso, você precisa ser constantemente monitorado — o que é assustador.

Conforme a empresa explica, a base desse novo sistema é cruzar as informações pessoais coletadas a partir de alguns serviços — seja em sites da própria Google ou naqueles que se aproveitam de algum tipo de ligação com eles — com conteúdo hiperlocal. Esses dados são comparados com o contexto regional em busca de tendências, ou seja, aquilo que outras pessoas com um perfil semelhante ao seu podem estar procurando.

Google quer trazer resultados de pesquisas que você nem pensou em fazer 
(Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros.)


Com isso, a Google pretende fazer com que esse novo sistema ajude as pessoas a encontrarem aquilo que nem elas pensaram em pesquisar, o que pode ser muito promissor e interessante, principalmente para resolver pequenas questões do cotidiano que achamos que não valem o esforço de correr para o computador ou sacar o celular. Por outro lado, também abre margem para uma quantidade absurda de publicidade seja enviada diretamente para o usuário, indiscriminadamente.

O que esperar?


Além das buscas contextuais que aparecerão em nossos aparelhos antes mesmos de solicitarmos tal ação, as pesquisas desenvolvidas podem ajudar outros produtos da empresa. Um deles é o Google Glass, os óculos futuristas apresentados pela companhia neste ano, que pode se aproveitar exatamente dessa praticidade para criar uma experiência autônoma em que o indivíduo não precisa mais das mãos para realizar suas pesquisas e encontrar o que deseja.

Pode parecer algo bem absurdo, mas é algo que, aos poucos, vem tomando forma. Por mais que os estudos e testes ainda estejam engatinhando, os primeiros passos realmente práticos já começaram a ser dados, principalmente com o Google Now, o serviço de informações que traz vários conteúdos úteis ao usuário — como previsão do tempo no local, horários de voos próximos e situação do trânsito na região — sem que ele precise pedir por isso.



Leia mais em: tecmundo



Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...